segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O hino Nacional

A propósito dos hinos. Esqueci-me de comentar um pequeno episódio a que assisti no Dia da Cidade do Funchal, a 21 de Agosto. Antes da sessão solene, em plena Praça do Município, a banda tocou o hino da Região e o hino Nacional.
Durante o hino da Região, os funchalenses, que enchiam a Praça, limitaram-se a ouvir a música, com alguma indiferença, no entanto, logo que iniciaram o hino Nacional, a atitude alterou-se completamente, pois os madeirenses não se limitaram a ouvir, cantaram em uníssino o hino Nacional. Foi bonito.

3 comentários:

Espaço do João disse...

Meu caro Rui.
Por muito respeito que tenha pela terra que me viu crescer, nunca cheguei a conhecer o Hino da Madeira. Agora o Hino Nacional, esse sim , ainda sei a letra desde o princípio coisa que muitos não conhecem.Podem chamar-me bota de elástico mas, se estiver a tocar o hino nacional , sou daqueles que me mantenho hirto e, soletrando a sua letra. Bem haja Minha Pátria bem Amada. Um abraço e até á vitória final.

Joana disse...

Deve ter sido. Se bem que, tenho para mim que a razão por que ouviram (apenas) o hino da Região é por, temo, a generalidade das pessoas apenas lhe conhecer (de cor) a primeira estrofe. Vejo isso em casa: ainda há dias, a minha irmã mais nova confessa apenas se recordar e mal dessa estrofe e me pedia para cantar tudo.


Incrivelmente temos apenas 6 anos de diferença, frequentámos a mesma escola primária, e no entanto eu aprendi antes de tudo o hino da Região nas aulas de música, enquanto que ela saltou logo para as palminhas e o titi tá.

Tenho vindo a pensar muito nisso, especialmente porque a letra e a música são muito mais próximas e transversais da realidade da ilha, do que porventura a Portuguesa, do nosso país ao longo da História. E no entanto... (Não há nada que o futebol não eternize... Se calhar é por isso que nos EUA antes de CADA JOGO DE QUALQUER DESPORTO tudo se levanta para se cantar o hino...)

;)

JInhos.

Sancho Gomes disse...

Rui

sinceramente, sinto com profunda intensidade os dois hinos. Sei-os de cor e orgulho-me de cantar os dois. Porque também conheço e interesso-me pela história do meu país e da minha região e não as hierarquizo (acho graça quando alguém se indigna pela juventude alegadamente não conhecer a história de Portugal e achar normal não conhecer os símbolos da sua região...).
Quanto à ilação que aparentemente queres tirar, cuidado que esse é um caminho perigoso. Podem ver aqui a razâo de um eventual (e, tenho certeza, errado) anti-autonomismo!


Abraço amigo!