sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Hillary Clinton - "Sim, é possível, a boa governação em África. Olhem para Cabo Verde!"

Hillary Clinton termina na ilha do Sal périplo por África.
A secretária de Estado norte-americana terminou hoje um périplo de 11 dias por sete países africanos tecendo os mais rasgados elogios às autoridades de Cabo Verde, "modelo de democracia e progresso económico".
"O Presidente Obama e eu dizemos: sim, é possível, a boa governação em África. Olhem para Cabo Verde", disse Hillary Clinton durante uma conferência de imprensa de meia-hora dada com o primeiro-ministro José Maria Neves, num hotel da vila de Santa Maria, na ilha do Sal, onde chegara ontem à noite, vinda da Libéria.
"Em todos os países por onde passei havia aspectos positivos e outros negativos. Aqui, a lista dos positivos é maior do que a dos negativos. O que aqui ouvi é música para os meus ouvidos", afirmou a secretária de Estado, que manifestou a intenção de voltar, dessa vez mais em jeito de passeio, com o marido, o antigo Presidente Bill Clinton.
O desenvolvimento do turismo, do comércio e da indústria dos transportes foram alguns dos aspectos a que a visitante deu atenção, durante as cerca de 16 horas passadas no arquipélago. Mas também tratou de questões referentes à segurança regional, ao narcotráfico e às migrações.
"Este é o único país em toda a África onde as mulheres se encontram em maioria no Governo", sublinhou Hillary Clinton, depois de ter constatado que a equipa de José Maria Neves tem mais ministras do que ministros.

1 comentário:

Giovanni Giorgetti disse...

Cabo Verde é um excelente exemplo, pois aposta na formação superior. O resultado é visível nos escritores!