quinta-feira, 27 de agosto de 2009

"Caim" é o novo romance de José Saramago, e Deus é uma das personagens principais

Estará à venda em Portugal no final de Outubro.
O novo romance de José Saramago chama-se "Caim" e tem como personagens principais aquela figura bíblica, Deus e a Humanidade "nas suas diferentes expressões", segundo a descrição de Pilar del Río no blogue do Nobel da Literatura.
"Saramago escreveu outro livro", anuncia a mulher do escritor e presidente da Fundação José Saramago num texto colocado no blogue "O Caderno de Saramago", recordando que surge um ano depois do lançamento do anterior, "A Viagem do Elefante". A nova obra literária "não é um tratado de teologia, nem um ensaio, nem um ajuste de contas: é uma ficção em que Saramago põe à prova a sua capacidade narrativa ao contar, no seu peculiar estilo, uma história de que todos conhecemos a música e alguns fragmentos da letra", descreve Pilar del Río.
in Público

2 comentários:

Anónimo disse...

Se a bíblia fosse uma história das origens do homem a humanidade teria que reconhecer a sua origem maléfica. Se Caim matou Abel, ao contrário do que é habito afirmar, o mal teria vencido o bem. O Bem, Abel, foi eliminado da história e assim triunfou o mal, Caim. Este meu raciocínio é original e nem faço ideia se Saramago aborda esta problemática. Diz-se que Jesus Cristo veio à Terra para "lavar" o pecado original cometido por Adão e Eva no entanto nunca vi referida a ideia da vitória do Mal (Caim) sobre o Bem (Abel) e a consequente sobrevivência daquele assim como a sua descendência (nós) em detrimento do Bem (Abel)!

amsf

Manuel Veiga disse...

um livro "heretico", portanto... lol

abraços