quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Santo António - Idosa fica por conta dos vizinhos

Li no DIÁRIO
-
A segurança social diz que, de momento, não tem vagas em lares, só em centros de dia.
Aldora está desorientada e, nos últimos dias, tem vivido de caridade na casa de vizinhas do bairro do Pico dos Barcelos. Tem problemas de tensão e vê mal, mas ficou sem qualquer apoio quando a filha e o genro deixaram a casa onde vive.
Os vizinhos acudiram, contactaram a Segurança Social e a Câmara do Funchal a ver se conseguiam um lugar num lar. A resposta é que vagas só num centro de dia e é preciso alguém que se responsabilize pela idosa.
Por muito boa vontade que tenham, nenhuma das vizinhas tem condições para assumir tal responsabilidade. Nos últimos dias, fizeram o que puderam para não deixar Aldora, de 74 anos, desamparada. Não sabem, no entanto, por quanto tempo mais vão aguentar a situação. A idosa do bairro do Pico dos Barcelos está em desespero, faltam-lhe os medicamentos para a tensão e não quer ficar só.
As lágrimas correm-lhe por detrás das lentes grossas dos óculos enquanto fala do que se passou no último fim-de-semana, quando a filha, o genro e a neta deixaram a casa onde vive. O apartamento ficou virado do avesso, levaram mobília e trancaram um dos quartos. Por sugestão da Segurança Social e com medo de retaliações, mudou a fechadura da porta, mas a verdade é que não se sente segura.
A relação com a filha e o genro não é a melhor, as vizinhas confirmam e concordam que a solução para este caso é mesmo um lar. Lá teria a atenção, aos cuidados médicos e os medicamentos. Não estaria assim, a chorar, a pedir desculpa por estar a dormir de favor em casa das pessoas amigas.
De momento, e perante a falta de vagas em lares da Segurança Social, as vizinhas são o que resta a Aldora. Foram elas que contactaram a Segurança Social, a Câmara do Funchal (o senhorio do bairro) e é este grupo de mulheres que tenta encontrar uma solução para a idosa.

Sem comentários: