terça-feira, 4 de agosto de 2009

Cinco maiores bancos lucram mais de mil milhões de euros

Os lucros semestrais dos cinco grandes bancos do mercado português, BES, BCP, BPI, CGD e Santander Totta, subiram 24 por cento, em termos homólogos, para 1.067 milhões de euros, ou seja, quase seis milhões de euros por dia
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) encaixou um resultado líquido de 306 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2009 – levando somente em conta os resultados da actividade bancária – sendo a recordista dos lucros, mesmo com a ligeira queda de 4 por cento face à primeira metade do ano passado.

Entre os maiores bancos privados, o Santander Totta liderou, registando lucros de 278 milhões de euros, mais 1,7 por cento do que nos primeiros seis meses de 2008, sendo seguido de perto pelo Banco Espírito Santo (BES), que teve um resultado líquido de 246,2 milhões de euros, menos 6,8 por cento do que há um ano.
Depois, vem o Millennium BCP que passou de lucros de 101,4 milhões de euros na primeira metade de 2008 para 147,5 milhões de euros, uma variação positiva de 45 por cento, enquanto que o Banco BPI fecha a lista com lucros de 89 milhões de euros, dez vezes mais do que no mesmo período do ano passado.
A média combinada do resultado líquido dos maiores bancos do mercado português fixou-se em 213 milhões de euros no semestre, quase mais 53 milhões de euros por instituição do que em igual período de 2008.
Em termos diários, entre Janeiro e Junho, os lucros das cinco instituições financeiras ascenderam a 5,9 milhões de euros, isto é, mais de um milhão de euros (1,2 milhões) de lucros por dia para cada uma delas.

Lusa/Sol

Sem comentários: