terça-feira, 29 de junho de 2010

PS leva televisão da Madeira à ERC e ao ministro

França contesta isenção da RTP-M; deputado 'boicota' programa em sinal de protesto.
A 'comissão de acompanhamento estratégico' criada para o Centro Regional da RTP volta a estar, esta semana, no centro das atenções políticas.Depois do PS-M ter questionado o organismo junto da administração do canal, é a vez de o deputado Luís Miguel França confrontar o ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão.
"Queremos esclarecer, de uma vez por todas, as causas e os efeitos desta espécie de conselho de opinião que foi criada unicamente na Madeira e que não existe nos Açores", avançou, ao DIÁRIO, Luís Miguel França.
O deputado do PS na Assembleia da República lembra que o próprio Conselho de Opinião da RTP colocou em causa a legalidade da 'comissão de acompanhamento estratégico" criada para a televisão da Madeira e que, segundo o CO, colide com as suas competências.
"O Conselho de Opinião funciona para a toda a empresa, incluindo as delegações", frisa Luís Miguel França, colocando em causa as razões subjacentes à criação de uma 'comissão de acompanhamento estratégico' para a RTP-M.
Para além do ministro dos Assuntos Parlamentares, o deputado socialista e ex-jornalista do canal público na Madeira vai também questionar a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) sobre os critérios noticiosos da Centro Regional.
"Uma das questões que vou colocar é sobre o pluralismo e a isenção da RTP-M", refere.A contribuir para a revolta socialista está também a não cobertura noticiosa, por parte da RTP-M, da sessão de encerramento do congresso regional da JS que contou, no domingo, com a presença de figuras nacionais do Partido Socialista.
"O que aconteceu no congresso foi só mais um episódio que levanta serias dúvidas sobre a isenção", acuda França. O deputado não compareceu, ontem, à gravação do programa semanal 'Parlamento' como forma de protesto aos critérios noticiosos da RTP-M, órgão informativo que é acusado de "censurar" o PS.


http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/216271/politica/216332-ps-leva-televisao-da-madeira-a-erc-e-ao-ministro

Sem comentários: