sábado, 25 de outubro de 2008

Prémio Grünenthal DOR

A investigadora portuguesa Leonor Gonçalves, recebeu hoje o Prémio Grünenthal DOR, a primeira vez que o galardão é atribuído em Portugal, pela realização de um estudo que estabelece a relação entre dor crónica e depressão.
A cientista disse à agência Lusa depois de receber o prémio que as conclusões do estudo que realizou mostram que "há uma relação entre a depressão e a dor crónica, há uma alteração no cérebro.
A dor crónica induz alterações no cérebro que conduzem à depressão, na medida em que se regista um aumento de neurónios em zonas do cérebro onde, até ao momento, não se sabia que tinham essa capacidade".
A Fundação Grünenthal tem como finalidade a promoção e apoio de actividades no mundo das Ciências e da Saúde, especialmente as relacionadas com a Dor e a Medicina Paliativa.
Lusa.
O Prémio Grünenthal DOR é um prémio de candidatura anual, criado pela Fundação Grünenthal, destinado a galardoar trabalhos em Língua Portuguesa, da autoria de médicos ou outros profissionais de saúde, sobre temas de investigação básica ou clínica relacionados com a dor.

1 comentário:

Ailime disse...

Ora aqui está um bom exemplo a seguir por outras instituições (fundações) que assim premeiam e estimulam o trabalho dos cientitas!
Parabéns à cientista Leonor Gonçalves!
Grata pela divulgação.