terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Bancos já estão a passar custo da crise para os seus clientes

O impacto nas empresas e particulares da crise que Portugal atravessa nos mercados internacionais de dívida pública vai fazer-se sentir muito rapidamente e de forma significativa.
Quem o avisa são os responsáveis do sector bancário português que, perante a perspectiva de um agravamento do seu próprio custo de financiamento no exterior, já estão a alertar para a subida dos spreads das taxas de juro realizadas nos empréstimos em Portugal, algo que dizem ser inevitável.
O primeiro aviso veio do presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), António de Sousa. Em entrevista à RTP, admitiu que as famílias e empresas que estejam a recorrer ao crédito no corrente mês vão já ter de pagar juros mais caros, decorrente da subida do spreads - a diferença entre o valor a que o banco se financia e as taxas que depois pratica nos empréstimos que concede aos clientes.

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1421875
-
Estes senhores dos bancos não chegam a sentir o peso da crise financeira, porque crise para eles é em vez de obterem 6 milhões de lucro têm apenas 4 milhões. Sermpre que o lucro reduz, os clientes é que pagam a diferença. Para quando o fim deste escândalo. Todos os governos falam, mostram-se preocupados, no entanto, na prática, fazem muito pouco na defesa dos clientes dos bancos.

Sem comentários: