quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A Saúde na nossa Região

O Sistema de Saúde na Madeira está totalmente regionalizado, isto é, a organização, a coordenação e o investimento nesta área é da responsabilidade do governo regional da Madeira. Ao analisarmos o estado da Saúde na nossa Região observamos que este sector atingiu o caos, a sua gestão não tem conseguido garantir um serviço de saúde pública com qualidade.
Há alguns anos atrás, o governo alterou a Orgânica do Serviço Regional de Saúde com o objectivo de gerir com mais rigor os recursos humanos e financeiros, todavia, o que se verifica hoje é uma falta de rigor e responsabilidade. As dívidas acumulam-se, as críticas aumentam, a insatisfação dos utentes continua e o investimento na Saúde não tem sido uma prioridade do governo regional PSD.
O Centro de Saúde do Bom Jesus está completamente obsoleto. A infra-estrutura tem diversos problemas, infiltrações de água, elevadores avariados com frequência, não existe ar condicionado, não há gabinetes suficientes para os médicos etc. Este centro recebe os utentes de uma grande parte do Concelho do Funchal.
O Hospital sofre dos mesmos problemas de infra-estrutura. Mas além destes problemas, surgem agora notícias de, alegadamente, haver rupturas de fornecimento de medicamentos, de serviços sem camas suficientes, falta de gabinetes, falta de espaços variados para ser possível prestar um serviço de saúde com qualidade.
O Hospital dos Marmeleiros tem também problemas gravíssimos. O prédio é frio e existem paredes com bolor entre outras situações.
E o que faz o governo regional? O novo hospital não é uma prioridade, porque para o governo do PSD a prioridade é construir um campo de golfe na Calheta que só numa primeira fase tem um custo de 17,5 milhões de euros, um teleférico no rabaçal e fazer mais túneis e estradas.
A SAÚDE NÃO É PRIORIDADE PARA O PSD-M.

Sem comentários: