sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Quercus: "desafiamos às pessoas que falem" - Associação ambientalista avança 22 razões para o aluvião no Funchal


A Quercus publicou no portal da Internet da delegação regional da Madeira um esboço com o levantamento dos pontos críticos na cidade do Funchal que estiveram na origem as cheias do último sábado.
Num documento com 11 páginas preenchidas por foto-legendas, sob o título 'Aluvião no Funchal, 20 de Fevereiro de 2010, o que ajudou que tudo corresse mal?', a associação ambientalista enumera 22 falhas na organização e ordenamento do território.
Contactado pelo DIÁRIO, Helder Spínola não quis alongar-se em declarações. O dirigente da Quercus diz que está cansado de apontar erros ambientais e de recomendar comportamentos de prevenção dos riscos na orografia da ilha ao longo dos 14 anos de vida da associação na Madeira. Exemplo disso, são as recomendações que constam do Estudo sobre as Ribeiras, datado de 2003, onde é traçada a história dos aluviões e recomendadas medidas de prevenção de derrocadas e aluviões na bacia hidrográfica da ilha.
A Quercus entende que chegou agora o momento de a comunidade civil se pronunciar e chegar à frente. "O desafio que nós agora lançamos é que as pessoas falem daquilo que viram, daquilo que sabem, se entendem que tudo isto é um castigo da natureza, resultado das alterações climatéricas ou se há outros factores, e que falem", sintetizou o biólogo e investigador da Universidade da Madeira, Hélder Spínola.

1 comentário:

jv disse...

Por favor não deixem o AJJ fazer o mesmo à custa de todos nós , só para confirmar que tem sempre razão e que nunca se engana e que os outros é que são todos uns parolos e que até se calhar até são...