quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Tolentino Mendonça premiado


O padre José Tolentino de Mendonça venceu o Prémio Literário da Fundação Inês de Castro (FIC), instituição de Coimbra que distingue também a obra de Manuel Alegre com um Tributo Consagração.
A cerimónia de entrega está marcada para sábado, dia 6, às 17.00, na Quinta das Lágrimas, na presença da ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas.
O escritor foi premiado com o livro O Viajante sem Sono, editado em 2009 pela Assírio e Alvim. O prémio distingue obras de expressão literária sobre motivos "inesianos" (alusivos à cortesã castelhana cujo assassínio terá sido perpetrado no espaço da actual Quinta das Lágrimas, em Coimbra, onde a lenda situa os amores de Inês e D. Pedro I).
José Carlos Seabra Pereira, que integra o júri do concurso literário, disse à agência Lusa que "há um trabalho muito cuidado das palavras e dos silêncios" na obra do sacerdote católico.
"É uma poesia que fala mais das pequenas coisas do mundo. É mais do que uma proclamação directa do contacto com Deus", declarou o professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).
Ainda sobre o padre José Tolentino de Mendonça, José Carlos Seabra Pereira disse ser "uma voz poética muito representativa das tendências que passaram a prevalecer na literatura portuguesa a partir dos anos 80", Seabra Pereira realçou que o autor "descobriu formas muito originais de manifestar os caminhos do sentido da vida e de Deus".

Sem comentários: