terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

JM custa 4 milhões de euros do erário público

Cada madeirense paga, ao ano, 16 euros pelo Jornal da Madeira. Mais do que todos os portugueses pagam pelos três órgãos de comunicação estatais de âmbito nacional: RTP, RDP e agência LUSA.

Quatro milhões ao ano
Na Madeira, a despesa do Governo Regional com um único órgão de comunicação tem um peso superior para os contribuintes.
Anualmente, o Executivo regional transfere, só para o Jornal da Madeira, uma média de quatro milhões de euros. Verba que não impede que a empresa participada pela GR continue a dar prejuízo.
A Madeira tem uma população de 255 milhões e, feitas as contas, cada um 'paga' 16 euros para o 'JM'. Curiosamente, o jornal é de distribuição gratuita e dirige-se a um público muito mento do que os órgãos de comunicação nacionais que cobrem todo o país e servem as comunidades portuguesas. Esta comparação torna-se pertinente, num momento em que a Assembleia da República se prepara para debater a situação da comunicação social portuguesa e os canais privados de televisão há muito que contestam as transferências para a RTP e a manutenção de publicidade no canal público.
Na Madeira, o JM recebe, a título de suprimentos, vários milhões de euros e também entra na concorrência publicitária, além de ter toda a sua edição distribuída de forma gratuita. Uma situação que já motivou queixas na Autoridade da Concorrência e na União Europeia No caso do 'JM' também estará em causa a pluralidade de informação, uma vez que as opiniões publicadas são todas afectas ao PSD e ao Governo.
http://www.dnoticias.pt/default.aspx?file_id=dn04010102090210

Sem comentários: