sábado, 27 de fevereiro de 2010

Raimundo Quintal: "Alertei para o que podia acontecer e chamaram-me inimigo da Madeira"

O conhecido geógrafo e investigador madeirense Raimundo Quintal, presidente da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal e ex-vereador do Ambiente da câmara da cidade, afirma em entrevista ao Expresso que alertou várias vezes as autoridades, nos últimos anos, para o desastre que poderia ocorrer na ilha, mas chamaram-lhe "fundamentalista, radical e inimigo da Madeira".

O que correu mal no ordenamento do território para acontecer a catástrofe na Madeira?Em primeiro lugar é preciso dizer que, por muito bem ordenado que estivesse o território, com a gravidade do que ocorreu na manhã de 20 de Fevereiro e somando ao que vem a chover desde Dezembro, haveria sempre consequências, mortos e destruição. Disso não tenho dúvidas.
Mas a meu ver o que correu mal foi o facto de se ter acreditado, desde há muitos anos, que apenas com obras de construção civil se resolvem os problemas dos cursos de água.
Não é verdade. Alguns casos poderiam ter-se evitado se dentro dos leitos das ribeiras não existissem britadeiras e materiais.
http://clix.expresso.pt/raimundo-quintal-alertei-para-o-que-podia-acontecer-e-chamaram-me-inimigo-da-madeira=f567907

1 comentário:

Espaço do João disse...

Caro Rui.
Já tenho comentado com muitos PSDs sobre Raimundo Quintal. Inclusivamente com Madeirenses e, alguns até o culpam de ter retirado o gado das serras. Agora é vê-las peladas com o abate sistemático de árvores, possívelmente para construção de campos de golf. Vá lá compreender estas pessoas. Não que esteja ligado ao PSD mas, reconheço que seus conhecimentos ambientais são para ter emconta. Um abraço João.