quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Cuidado! Elas não esquecem uma cara - Cientistas desvendam que abelhas reconhecem rostos. Descoberta abre portas e levanta uma nova dúvida

Apesar de apenas terem um milhão de neurónios (contra os 100 mil milhões do ser humano), as abelhas conseguem reconhecer caras da mesma forma que as pessoas: através da configuração, que consiste em juntar no cérebro as componentes de um rosto para reconhecer padrões.
No estudo, o grupo de investigadores utilizou uma série de desenhos de caras e objectos. Utilizaram água com açúcar em taças postas à frente dos desenhos de rostos humanos, para criarem a rotina nas abelhas.
Depois de limpo o rasto de açúcar, as abelhas reconheceram as caras 75% das vezes, durante horas de treino. "Concluímos que, através de exposições repetidas, podemos treinar máquinas para extrair a configuração dos objectos e distinguir uma moto de um cão", explicou Adrian Dyer, um dos autores do trabalho.
O grupo de cientistas tem esperança de que a descoberta traga valor acrescentado às actuais investigações em tecnologia, nomeadamente no que toca ao reconhecimento facial. "Era óptimo se alguém [além de biólogos] achasse isto interessante e o utilizasse, por exemplo, na segurança dos aeroportos", admitiu Dyer.
Contudo, na ciência da computação a ajuda das abelhas pode não ser suficiente. David Forsyth fala do actual desafio no reconhecimento facial: reconhecer as mesmas caras depois de envelhecerem, com outro corte de cabelo ou quando usam óculos escuros. Diz o cientista de computação: "Se as abelhas conseguissem fazer isso, eu caía da cadeira!"
Joana Azevedo Viana

2 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Vice, olhe que alguém pode interpretar isso como uma ameaça! LOL!

amsf

Espaço do João disse...

Se elas entrassem pela A.R.Madeira, ou na Quinta Vigia, eu queria ver a malta toda no calhau dentro de água. Muitos haveriam de morrer afogados.