quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ESCOLA GONÇALVES ZARCO - Escolas da Madeira receberam “Habitats”

Um projecto sobre biodiversidade.
A Escola Gonçalves Zarco e Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Caniçal receberam o projecto “Habitats”. Esta iniciativa da Comissão Europeia de abrangência nacional aborda a biodiversidade de uma forma artística e com uma linguagem adaptada aos mais jovens, principalmente, através da utilização de máscaras de “espécies-estrela” do nosso país.
As Escolas EB e Sec. Gonçalves Zarco e a EB 2,3 do Caniçal receberam, no início do mês de Outubro, o projecto Habitats 'biodiversidade sem limites, cuja mensagem é “A biodiversidade está em todo o lado. Em Portugal e na Europa, temos uma Natureza única para proteger!” O projecto, a nível nacional, decorrerá entre 15 de Setembro e 30 de Novembro de 2010. Neste contexto, na ilha da Madeira, foi realizada uma acção de formação para educadores, no Centro de Informação Europe Direct da Madeira, no passado dia 6 de Outubro, sendo que os dias 7 e 8 foram dedicados às intervenções nas escolas EB e Sec. Gonçalves Zarco (Funchal) e EB 2,3 do Caniçal.Esta iniciativa da Comissão Europeia de abrangência nacional aborda a biodiversidade de uma forma artística e com uma linguagem adaptada aos mais jovens, principalmente, através da utilização de máscaras de “espécies-estrela” do nosso país.
O projecto conta com intervenções nas escolas, comboios, Centros de Informação Europeia e nos centros/baixas das cidades e visa sensibilizar os cidadãos, em especial os mais jovens, para a Conservação da Biodiversidade, as Políticas Europeias para o Ambiente, Ecossistemas e Espécies Emblemáticas, o Desenvolvimento Sustentável na Europa e os Valores Europeus.
Águias, linces, golfinhos e salamandras visitarão escolas, formarão professores e educadores, e andarão “à solta” nos comboios, nos centros citadinos e nas estações ferroviárias.
O Habitats conta com abordagens artísticas, como o teatro-imagem, máscaras hiper-realistas de espécies ameaçadas (golfinho roaz-corvineiro, águia-imperial-ibérica, salamandra-lusitânica e lince-ibérico), uma exposição interpretativa, um concurso de fotografia evídeos de sensibilização.
Conta também com parcerias sólidas com ONG, como a LPN (Liga para a Proteção da Natureza), e empresas, como a CP (Comboios de Portugal), a EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva) e a REFER (Rede Ferroviária Nacional).

Sem comentários: