domingo, 10 de outubro de 2010

Desordenamento da Cidade do Funchal

O vereador socialista na Câmara Municipal do Funchal sugeriu ontem um plano de recuperação urbanística para os Picos da cidade, nomeadamente o da Cruz e o do Arieiro, no contexto do Ano da Biodiversidade, e que passa pela “plantação de diversas árvores e plantas indígenas”.
Rui Caetano falava aos jornalistas junto ao Pico da Cruz, em São Martinho, onde foi denunciar a falta de “ordenamento urbanístico” nos arredores. Por um lado, elogiou a preocupação da autarquia pela ordenação territorial e planeamento, na pessoa do responsável, vereador João Rodrigues, “ordenação bastante positiva e que consideramos uma mais valia para a cidade”, disse; mas, por outro, apontou algumas situações de “desordenamento”, como é o caso da zona envolvente do Bairro da Nazaré, “um caos de construção” e onde se “permite uma fábrica de tratamento de inertes, com habitações à volta, prejudicial à saúde pública e ao ambiente”, considerou.
In JM
-
O problema que se coloca também é o facto dos Planos de Pormenor e Planos Urbanísticos surgirem já demasiado tarde. Os actuais Planos podem impedir que o desordenamento continue a crescer, contudo não resolvem os problemas gravíssimos que estão espalhados, de cima a baixo, na CIDADE do FUNCHAL.

Sem comentários: