sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A ESCOLA é um espaço de responsabilidades partilhadas

A ESCOLA caracteriza-se por uma enorme complexidade, por uma evidente vulnerabilidade e por um conjunto de incertezas.
O grande desafio da ESCOLA e dos PROFESSORES reside na sua capacidade de envolver no processo formativo todos os agentes educativos, onde a família é fundamental, procurando educar, ensinar e formar para a prudência e respeito das regras necessárias a um saudável viver em sociedade.
Uma escola é um espaço relacional multifacetado assente em pilares de responsabilidades partilhadas. As crianças e os jovens agem, por vezes, sem terem tempo de tomarem consciência dos seus actos, e é por isso que a sua irreverência e a pressa da idade podem desencadear situações difíceis de compreender e de solucionar.

1 comentário:

Espaço do João disse...

Meu Caro Victor.
Onde estão os valores de outrora? Não que tenha saudades das reguadas, mas com estes valores, venham as reguadas nos educandos e nos encarregados de educaçõ. Quando, os prof. chamam os pais e, estes se recusam ouvi-los, quando se deixam os educandos a seu belo prazer fazerem e dizerem tudo que querem e, os prof. serem penalizados, em que ficamos?
Quando os próprios profissionais de ação escolar serem agredidos que pelos pais, quer pelos alunos, algo está mal.
Eu já afirmei mais do que uma vez que não deveria existir o Ministério da Educação mas sim o Ministério da Instrução.
Para a Educação ue se crie o Magistério da educação somente para os pais e encarregados de Educação, já que é vedado aos prof. ministrarem educação. Como Formador Profissional que fui, sei bem do que estou a falar, pois até na Formação Profissional acontece a mesmíssima coisa.
Era salutar que os governos se debruçassem sobre estas questões. Um abraço de solidariedade João F. Sousa.