sábado, 16 de outubro de 2010

Ribeiro volta a transbordar - ESTÃO A BRINCAR COM VIDAS HUMANAS?


Foi a pior noite a seguir ao temporal de 20 de Fevereiro. A população da zona do Trapiche, em Santo António, mais concretamente na Rua Eleutério de Aguiar passou uma noite de pânico, sobretudo a partir das duas da manhã.
Um ribeiro transbordou e inundou casas. A intensa chuva aumentou o caudal e um pontão em cimento que dava acesso automóvel à moradia de um polícia serviu de barreira. O agente da PSP retirou a viatura particular e o pontão foi demolido.
A culpa é também de uma estrada que está a ser aberta a montante, entre os eucaliptos, entre as zonas altas da Barreira e Curral Velho. Intervenção supostamente para criar um acesso automóvel em caso de incêndios, a contragosto dos proprietários dos terrenos, e que já motivou um abaixo-assinado ao Governo.
"Eles cortaram árvores e deitaram muitas dentro da ribeira. Falei com as autoridades sobre isso, sobre a ponte e sobre os entulhos. Entrou num ouvido e saiu noutro", disse Cristina Carreira, que ali mora há 18 anos, desde a enxurrada de 1993.
Por seu turno, o vereador da CMF, Henrique Costa Neves esteve no local a acompanhar as operações de limpeza. O autarca admite que houve um corte exagerado de árvores e que na origem do transbordo do ribeiro estão intervenções mal feitas.
"Há um estrangulamento que tem de ser resolvido hoje. Mas este material que estamos a retirar veio de montante. Intervenções que, na minha opinião, não foram feitas nem na altura adequada nem na forma mais correcta", disse.
No Funchal, as principais ocorrências tiveram a ver com inundações. Os Bombeiros Voluntários Madeirenses e Bombeiros Municipais do Funchal foram chamados a intervir devido a inundações em caleiras ou adufas, algumas das quais provocaram entupimentos e consequente entrada de água em casas e alguns estabelecimento comerciais.
Por todo o lado, com terrenos encharcados, o perigo de derrocadas é maior. Algumas estradas foram ontem encerradas ou condicionadas. Foi o caso das estradas Monte/Poiso/Caminho dos Pretos. E a estrada do Curral dos Romeiros. A estrada Vasco Gil/ Túnel do Curral das Freiras esteve também condicionada devido a deslizamentos de terras. No Vasco Gil, um carro foi arrastado e sofreu danos ao embater no muro.
-
ANDAM a brincar com coisas sérias? O PSD-M e os seus sabichões, que não ouvem ninguém, continuam a errar, a falhar e a não saber o que fazer!!
Afinal o que é que andam a fazer para evitar estes problemas do temporal? O engenheiro Costa Neves foi claro ao afirmar que há coisas erradas? Mas o que é isto?

1 comentário:

Espaço do João disse...

Meu Caro.
Com o apertar do cinto, o dinheiro só dá para os charutos Cubanos. Demita-se o Governo central pois não dá o dinheiro suficiente para a limpeza dos arredores do Funchal. Estamos num beco sem saída, ou enviam o dinheiro ou então o G.R. muda-se para as Desertas.