domingo, 23 de maio de 2010

35 casas para demolir no Funchal

Na sequência dos levantamentos efectuados em consequência do temporal de 20 de Fevereiro, a Câmara Municipal do Funchal vai demolir um conjunto de 35 habitações. O anúncio foi feito, esta manhã, pelo vice-presidente que esteve nas zonas altas de Santo António.
Bruno Pereira referiu que uma parte dos proprietérios já deram anuência para a demolição das casas e outras encontram-se, ainda, em processo de formalização.O processo de demolição já se iniciou nomeadamente no Caminho da Ribeira Grande e Sítio dos Moinhos em Santo António.
De salientar que nos locais considerados de risco não serão licenciadas novas construções, podendo os terrenos ter outro tipo de utilização, nomeadamente a agricultura.As famílias, entretanto, já foram realojadas definitivamente em fogos propriedade da Investimentos Habitacionais da Madeira.
http://www.dnoticias.pt/Default.aspx?file_id=dn01010101220510&id_user=
-
Uma pergunta ingénua: se estas casas foram construídas em zonas de risco, quem foi que as licenciou ou legalizou? Se estas casas têm de ser demolidas é porque não deveriam ter sido construídas naqueles locais, então, a responsabilidade é de quem as autorizou! Ou não é?
Mas, se foram construídas em zonas de risco, quer dizer que, em pleno 2010, ainda não havia uma carta de riscos no Funchal?
E as responsabilidades? Quem as assume?

Sem comentários: