segunda-feira, 24 de maio de 2010

El Niño ou anticiclone dos Açores. Um deles pode dar origem ao ano mais quente de sempre

2010 pode ser o ano mais quente de sempre.
Pode ser o ano mais quente da história. Em 2010 as medições da temperatura da superfície terrestre mostram valores recorde durante os meses de Janeiro e Abril. Os especialistas apontam para que as temperaturas altas sejam uma constante durante os próximos meses, apesar da queda de temperatura e da chuva que é esperada nos próximos dias em Portugal.
Segundo dados da National Oceanic and Atmospheric Administration, a temperatura média global da superfície terrestre e marítima em Abril foi a mais quente já registada, de 14,5 graus, o que corresponde a um aumento de 0,76 graus acima da média.
Apesar de as alterações climáticas registadas nos últimos anos influenciarem significativamente o actual aumento de temperaturas, há outro fenómeno por trás dos valores registados: o El Niño, que se caracteriza pelo aquecimento anómalo das águas superficiais do oceano Pacífico, com efeitos no clima: "O El Niño espalha para a atmosfera o calor acumulado sobre o oceano, dando origem a um mini-aquecimento global nos países perto do Pacífico", explicou ao i Kevin Trenberth, líder da investigação climática da National Center for Atmospheric Research em Colorado.

Sem comentários: