sexta-feira, 21 de maio de 2010

Encontros marcados via Facebook - multidões embriagadas

Os encontros para beber um copo são marcados via Facebook. Num dos últimos, em que apareceram 10 mil pessoas, morreu um jovem de 21 anos.
Milhares de jovens franceses juntam-se em encontros promovidos na rede social Facebook num fenómeno nacional que está a colocar um desafio às autoridades francesas.
A morte de um jovem, na semana passada, deixou a polícia em alerta e os políticos a debruçarem-se sobre o assunto. Ontem, o ministro francês do Interior, Brice Hortefeux, anunciou medidas contra as enormes reuniões ao ir livre, mas recusou-se a proibir os encontros.
A tendência dos "aperitivos gigantes" (apéros géants ou apéros Facebook) começou já há vários meses. O primeiro encontro ocorreu em Nantes no final do ano passado, com dezenas de pessoas.
Mas as festas de rua regadas com enormes quantidades de álcool começaram a tornar-se cada vez mais concorridas e atraem milhares de pessoas e começou a ver-se uma certa concorrência: cada cidade quer ter um apéros maior do que a anterior. "Estamos aqui para bater o recorde do maior aperitivo", dizia um grupo de adolescentes em Nantes ao jornal Le Parisien.
Tudo começa com um aviso que é colocado anonimamente no Facebook - um dos organizadores de um destes encontros gigantes -lo sob pseudónimo de "Alain Cognito" - para uma festa numa dada cidade.
-
O fenómeno do FACEBOOK é impressionante. Estas novas redes sociais têm imensos aspectos positivos. No entanto, como tudo na VIDA, se os frequentadores destas redes não têm capacidade para distinguir o certo do errado, se não possuem massa crítica, correm bastantes riscos desnecessários e de consequências imprevisíveis.

Sem comentários: