Os encontros para beber um copo são marcados via Facebook. Num dos últimos, em que apareceram 10 mil pessoas, morreu um jovem de 21 anos.
Milhares de jovens franceses juntam-se em encontros promovidos na rede social Facebook num fenómeno nacional que está a colocar um desafio às autoridades francesas.
Milhares de jovens franceses juntam-se em encontros promovidos na rede social Facebook num fenómeno nacional que está a colocar um desafio às autoridades francesas.
A morte de um jovem, na semana passada, deixou a polícia em alerta e os políticos a debruçarem-se sobre o assunto. Ontem, o ministro francês do Interior, Brice Hortefeux, anunciou medidas contra as enormes reuniões ao ir livre, mas recusou-se a proibir os encontros.
A tendência dos "aperitivos gigantes" (apéros géants ou apéros Facebook) começou já há vários meses. O primeiro encontro ocorreu em Nantes no final do ano passado, com dezenas de pessoas.
Mas as festas de rua regadas com enormes quantidades de álcool começaram a tornar-se cada vez mais concorridas e atraem milhares de pessoas e começou a ver-se uma certa concorrência: cada cidade quer ter um apéros maior do que a anterior. "Estamos aqui para bater o recorde do maior aperitivo", dizia um grupo de adolescentes em Nantes ao jornal Le Parisien.
Tudo começa com um aviso que é colocado anonimamente no Facebook - um dos organizadores de um destes encontros gigantes fê-lo sob pseudónimo de "Alain Cognito" - para uma festa numa dada cidade.
A tendência dos "aperitivos gigantes" (apéros géants ou apéros Facebook) começou já há vários meses. O primeiro encontro ocorreu em Nantes no final do ano passado, com dezenas de pessoas.
Mas as festas de rua regadas com enormes quantidades de álcool começaram a tornar-se cada vez mais concorridas e atraem milhares de pessoas e começou a ver-se uma certa concorrência: cada cidade quer ter um apéros maior do que a anterior. "Estamos aqui para bater o recorde do maior aperitivo", dizia um grupo de adolescentes em Nantes ao jornal Le Parisien.
Tudo começa com um aviso que é colocado anonimamente no Facebook - um dos organizadores de um destes encontros gigantes fê-lo sob pseudónimo de "Alain Cognito" - para uma festa numa dada cidade.
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O fenómeno do FACEBOOK é impressionante. Estas novas redes sociais têm imensos aspectos positivos. No entanto, como tudo na VIDA, se os frequentadores destas redes não têm capacidade para distinguir o certo do errado, se não possuem massa crítica, correm bastantes riscos desnecessários e de consequências imprevisíveis.
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