segunda-feira, 31 de maio de 2010

Medidas concretas para reduzir a despesa

Fundir as sociedades de desenvolvimento.
É uma das tónicas dos discursos dos partidos da oposição. A fusão ou até mesmo a extinção da Sociedades permitiram poupar muito dinheiro.
Falência técnica, mordomias dos gestores e criação de sinergias são alguns dos argumentos usados pelos vários partidos da oposição para justificar profundas mexidas nas sociedades de desenvolvimento criadas pelo Governo.
São quatro na Região e há partidos a entenderem que podiam fundir-se numa. Outros defendem que deveriam passar a duas, uma na Madeira, outra no Porto Santo. Mas os mais radicais advogam a extinção pura e simples dessas entidades.
A única certeza que todos dizem partilhar é a de que a fusão ou a extinção permitira poupar milhões de euros aos cofres da Região. É que, advogam, se o dinheiro ainda não sai directamente do erário regional, em breve isso vai passar a acontecer, quando, através dos avales, a Madeira for obrigada a pagar as grandes dívidas daquelas entidades.
Outro dos aspectos, em que os partidos mais apostariam para reduzir despesas, seria na diminuição do número dos assessores e dos conselheiros técnicos. Este aspecto foi muito referido a título ilustrativo de políticas que consideram lesivas do interesse público. Não esteve tanto em causa os montantes a poupar.
Em idêntico sentido, foram referidas as acumulações de reformas com salários. Além dos casos semelhantes aos nacionais, em que um dos vencimentos é pago em apenas um terço, na Madeira há sete pessoas que recebem por inteiro, reforma e ordenado. Todos são políticos.
Ainda a esse nível, foram referidas as mordomias dos gestores públicos, como uma das área a cortar.
-
VER MAIS EM:

Sem comentários: