quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de Abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde. O objectivo do dia Mundial da Saúde é fazer com que o mundo volte os olhos a uma área tão carenciada, nos mais diversos países.
Mais do que a simples ausência de doenças, a saúde deve ser descrita como um completo estado de bem-estar físico, mental e social que pode ser mantido quando se adoptam hábitos como: boa alimentação, higiene pessoal, sono tranquilo, pratica de exercícios regulares etc. Esta definição foi adoptada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão criado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Na MADEIRA, O Serviço de Saúde da RAM (SESARAM) não tem respondido às reais necessidades dos madeirenses. Temos um Hospital obsoleto, um Hospital que a nível das infra-estruturas não responde às necessidades dos utentes. O Governo Regional não investiu nas políticas de saúde nem na construção de um novo Hospital.

A gestão do sistema regional de saúde, além das enormes dívidas acumuladas, tem vindo a criar um clima de conflitos entre os profissionais de saúde. Os médicos não são ouvidos, os enfermeiros não estão satisfeitos e os utentes reclamam por mais qualidade nos serviços prestados.

Os centros de saúde não possuem o número suficiente de médicos de família, não existem consultas da especialidade, isto é, os serviços prestados obrigam a que os utentes esperem horas e horas por uma consulta que, por vezes, nem conseguem ter.

Os problemas relacionados com as drogas e o álcool aumentam, de dia para dia, e os programas lançados pelo governo regional não apresentam resultados positivos.

Não existe uma política estratégica para saúde oral, por isso, os madeirenses que não têm possibilidades de recorrer ao sistema de saúde oral privado não encontram tratamento dentro do sistema público. Aqui, nem as crianças, a partir dos 12 anos, estão abrangidas.

Os problemas continuam e as soluções tardam.

Sem comentários: