terça-feira, 27 de abril de 2010

Madeira desceu oito posições na tabela dos índices globais de desenvolvimento

Grande Lisboa, Pinhal Litoral, Beira Interior Sul e Baixo Vouga foram em 2007 as sub-regiões com os maiores índices globais de desenvolvimento regional do país, enquanto o Alto Trás-os-Montes, Tâmega e Açores estavam no final da tabela.
Segundo os dados referentes a 2007, disponibilizados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), aquelas quatro sub-regiões, em ordem decrescente no topo da tabela, são as únicas, num total de 30, a apresentar um índice de desenvolvimento regional acima da média nacional.
Comparando o desenvolvimento regional entre 2006 e 2007, há três sub-regiões que apresentam subidas significativas, de oito posições: o Grande Porto, a Cova da Beira e o Oeste. Em 2007, há também três sub-regiões que descem na tabela comparando com 2006: A Região Autónoma da Madeira desce oito posições, enquanto o Algarve e a Beira Interior Norte descem, cada uma, sete posições no índice global de desenvolvimento regional.
Este índice é o resultado do comportamento conjunto das vertentes competitividade, coesão e qualidade ambiental naquelas sub-regiões.

Sem comentários: