domingo, 25 de abril de 2010

Mais Abril

Comemorar Abril na Madeira é uma necessidade. Os actuais e antigos governantes da Madeira ainda não conseguem aceitar de uma forma aberta as vitórias de Abril. O 25 de Abril de 1974, a revolução dos cravos, simboliza a vitória dos valores e dos princípios da liberdade, da igualdade e da democracia.
Na Região, embora estes valores e princípios sejam vividos, de um modo geral e teórico, pelos cidadãos, a realidade indica-nos porém que a sua prática necessita de um aprofundamento, isto é, precisamos todos de contribuir para um maior e melhor aperfeiçoamento destes princípios.
A Madeira ainda não vive a plenitude de Abril porque os seus governantes têm dificuldade em aceitar as vozes dissonantes, as divergências de opinião, a pluralidade, o direito à contestação, à revolta contra as injustiças, o primado da lei e, acima de tudo, não toleram a força da palavra Liberdade nem querem ouvir falar de símbolos que sugiram mudança.
Antes de Abril, a liberdade de expressão era perseguida e amordaçada, no entanto, hoje, essa mesma liberdade contínua limitada. Aliás, o problema é ainda mais profundo e mais pernicioso, porque o que existe agora é o culto da auto-censura.
A mitologia do medo enraizou-se na mentalidade dos cidadãos madeirenses, transformando-se numa forma de vida que impede o livre exercício da cidadania e desvirtua os princípios básicos da democracia.

1 comentário:

Ailime disse...

Contra ventos e marés, 25 de Abril, sempre.
Um abraço.
Ailime