sábado, 3 de abril de 2010

Jovens longe das juventudes partidárias


A relação dos jovens com a política está a enfraquecer. Mas há jovens que querem "triunfar".
O divórcio entre os jovens e a política não é de agora, mas tem-se acentuado cada vez mais nos últimos anos. E isso nota-se, em especial pelo nível de absentismo de novos eleitores, quer nas eleições europeias, quer nas legislativas.
Muitos não sabem distinguir os partidos, apenas sabem que "existe um que é rosa e outro que é laranja". E quando lhes perguntam: "És de esquerda ou de direita?" nem sabem o que responder. O mundo político passa-lhes ao lado.
Será que a política é um assunto "chato", a que não vale a pena dar importância? Ou, pelas políticas que se têm imposto, mais vale ignorá-la de vez? Uma coisa é certa: se os jovens não começarem a consciencializar-se da importância da política partidária, o número de mesas de voto irá diminuir.



Na verdade, os políticos e os partidos têm a sua quota de responsabilidade pela má imagem da política e dos partidos
Ao observarmos alguns exemplos condenáveis de alguns partidos políticos, ou de alguns dos profissionais da política, ou de alguns que se servem da política para conquistar benesses pessoais ou para as suas empresas, ou ainda alguns dos comportamentos lamentáveis de alguns governantes, compreende-se por que motivos os jovens não se sentem atraídos pela política.
Depois, lamentam-se!!

1 comentário:

il _messaggero disse...

Volta e meia esta questão surge em debate. Não é de agora, mas porventura urge definitivamente abrir um novo paradigma e compreender que a participação também pode ser feita fora de estruturas partidárias que para a maioria dos jovens - alheados ou não - parece estranha e nada livre.

Enquanto os partidos e a partidocracia, sustentáculo por excelência da nossa experiência democrática desde 74, não se abrirem à sociedade e não se constituírem como plenos pólos de discussão abrangendo temas pertinentes, esta erosão irá persistir.

Sobre o tema recordar:

http://desbobina.blogspot.com/2009/06/jovens-e-politica.html

e

http://desbobina.blogspot.com/2009/06/jovens-e-politica-ii.html