sábado, 24 de abril de 2010

G-20: Ministros das Finanças não chegaram a acordo sobre taxação bancária

Os ministros das Finanças dos países do G-20 não chegaram a acordo sobre a taxação bancária, um assunto na ordem do dia da reunião de sexta-feira, em Washington, afirmou o ministro canadiano das Finanças, Jim Flaherty.
“Não há acordo em relação a uma taxação mundial dos bancos”, disse o representante do Canadá, cujo país preside actualmente o G-7 e partilha a presidência do G-20 com a Coreia do Sul. “Alguns pronunciaram-se a favor, outros claramente contra”, adiantou Flaherty.
Vários países - como os Estados Unidos, a França ou a Alemanha - aprovaram um princípio desta taxação, que será objecto de uma proposta do Fundo Monetário Internacional (FMI) que sugeriu já duas taxas: uma que se aplica a cada instituição financeira em função dos seus activos e dos seus elementos de risco e outra sobre os lucros e remunerações.
O FMI apelou diversas vezes ao grupo das 20 potências mais ricas do mundo para que esta taxação seja coordenada, para evitar que os bancos a contornem optando por se sediar num país e não noutro.

http://economia.publico.pt/Noticia/g20-ministros-das-financas-nao-chegaram-a-acordo-sobre-taxacao-bancaria_1433811
-
Mau, muito mau...

Sem comentários: