domingo, 11 de abril de 2010

Governos europeus oferecem ajuda de 30 mil milhões à Grécia

Os Governos dos países da zona euro chegaram hoje a acordo para a definição de um plano concreto de ajuda financeira à Grécia que pode atingir os 30 mil milhões de euros.
Pressionados pelos mercados a clarificarem qual o tipo de apoio que poderia ser prestado às autoridades gregas, caso estas ficassem impossibilitadas de resolver os seus problemas de financiamento, os ministros das Finanças do euro reuníram-se hoje de emergência (através de videoconferência) e apresentaram um plano de ajuda em que os empréstimos concedidos pelos Estados-membros e pelo Fundo Monetário Internacional podem ascender aos 30 mil milhões de euros.
A taxa de juro praticada neste empréstimo será "próxima de cinco por cento", como revelou o comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Olli Rehn.Para que o plano seja activado, é agora apenas necessário que o governo grego o solicite.
"A iniciativa de activar o mecanismo é responsabilidade do governo grego. Nós já temos tudo operacional", afirmou Jean-Claude Juncker, o presidente do Eurogrupo.

Sem comentários: