sexta-feira, 30 de abril de 2010

Direcção clínica abre as portas do Hospital

O director clínico do SESARAM decidiu abrir as portas do Hospital Dr. Nélio Mendonça às pessoas que vão visitar utentes internados. A partir de amanhã, não são necessários cartões, nem é preciso deixar a identificação à entrada.
Basta entrar e dirigir-se aos serviços já que, daqui para a frente, o controlo será feito pelos enfermeiros em cada andar. Miguel Ferreira aposta no bom senso das pessoas, mas aos enfermeiros a medida não agrada.
O actual balcão com funcionários a pedir cartões será substituído por uma secretária, um computador e dois funcionários. Um para estar ao computador e tirar dúvidas aos visitantes; outro para barrar a entrada de pessoas alcoolizadas ou perturbadas.
Serão os únicos entraves, pois, de resto, as portas do Hospital ficam abertas durante o horário das visitas (que se mantém entre a uma da tarde e as oito da noite).
http://www.dnoticias.pt/default.aspx?file_id=dn04010213300410
-
À primeira vista, esta medida parece-me que não teve em conta todos os pressupostos que merecem uma séria ponderação.
Abrir as portas do Hospital aos visitantes é, à partida, uma medida positiva, mas apenas se as regras de segurança estiverem salvaguardadas e bem definidas. Concordo que se acabe com o excesso de burocracia nas entradas no Hospital, mas não a qualquer custo e sem regras.
Esta decisão deveria ter sido discutida e concertada com todos os profissionais que trabalham no Hospital. Os enfermeiros, os médicos e outros profissionais que ali trabalham não podem andar preocupados com a vigilância dos visitantes nem podem perder tempo com outras preocupações além da sua função de prestar um serviço de qualidade aos utentes.
As visitas devem ter livre acesso desde que estejam garantidas todas as medidas de segurança. Pelo que se lê e pela reacção de alguns dos profissionais de saúde, parece que a situação não está totalmente controlada.

Sem comentários: