sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dívidas à banca já custam 200 milhões por ano - Dívida de 3,3 mil milhões vai custar uma fortuna com inevitável descida do rating

A Madeira vai pagar um preço muito elevado com o corte do 'rating' de longo prazo da divida portuguesa. Porque a quase totalidade da sua dívida bancária foi contraída em instituições nacionais, o que significa que o preço do dinheiro vai disparar.
Para este facto contribuirá a circunstância de Portugal ter hoje associada uma notação baixa, o que indica um elevado risco de crédito. Ou seja, para assumir maior risco, os investidores - os que emprestam dinheiro - exigem uma taxa remuneratória maior. Assim, a notação determina as taxas de juro para obter um financiamento externo, sendo esta um requisito indispensável para a obtenção de financiamentos externos.
Embora os responsáveis políticos madeirenses evoquem a circunstância da Região ter como referência um rating Aa3, com um 'outook' negativo, a verdade é que a circunstância da Moody's e mais recentemente a Standard & Poor's ter cortado em dois níveis (de A+ para A- ) o rating de longo prazo da dívida portuguesa torna inevitável um reavaliação da anotação da Madeira, já que o Estado tem sido sempre uma referência indissociável pelos mercados quanto ao financiamento do governo e das empresas públicas madeirenses.
O DIÁRIO fez as contas e concluiu que o Governo Regional (734,9 milhões de euros), as câmaras e as empresas públicas ou as sociedades participadas pela Região tinham no final do ano de 2008 uma dívida aos bancos de 3.300 milhões de euros.

Sem comentários: