quarta-feira, 17 de setembro de 2008

China: Leite em pó contaminado?

Como é que isto é possível no mundo de hoje? Como é que um ser humano, se se pode considerar ser humano, comete estes crimes premeditados ou por negligência? Inaceitável. Imperdoável.

Segundo o ministro chinês da Saúde, mais de 6.200 bebés adoeceram depois de terem sido contaminados com o leite em pó, um número que é cinco vezes maior o inicialmente anunciado. Desses, 158 enfrentam uma falha renal grave.
Também de acordo com Chen Zu, uma terceira criança já morreu.
Investigações entretanto realizadas concluíram que 22 marcas de leite em pó continham a substância tóxica industrial melamina, que seria acrescentada para que a fórmula parecesse mais rica em proteína.
Até à data, quatro pessoas foram detidas acusadas de adulterar o leite e outras 22 estão a ser interrogadas.

11 comentários:

poetaeusou . . . disse...

*
na china
tudo é possivel, amigo,
,
saudações,
,
*

Anónimo disse...

Lembra a crise do leite que aconteceu aqui no Brasil.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querido Rui e assim vai o mundo um horror... Beijinhos de muito carinho,
Fernandinha

Laura disse...

Olá, é a nina dos zurros e dos zurrares...
Imperdoável esta falta de táctica para fazerem mais dinheiro morrem uns quantos e o resto que se lixe...que revolta e de que adianta se nem os vão apanhar ou terão dinheiro para pagar e ficam cá fora enquanto as mães sofrem esta perda imensa...
Mas que gente sem excrúpulos, sem moral, sem nada... Abraço da laura..

Espaço do João disse...

Caro Professor.
Da china não se pode esperar outra coisa. Desde o castigo a quem tenha uma filha, até à matança indescriminada de tudo o que mexe.

Agradeço o seu comentário no meu espaço. A reforma para ser gosada tem de ser vivida. Enquanto pudermos fazer algo,aproveitemos este tempo que nos resta de vida e, tentemos transmitir pelo menos o pouco que sabemos aos nossos vindouros.Realmente não sei o que é ser reformado, pois tenho todos os meus dias bem ocupados.Até chego a executar certos trabalhos que nada teem a ver com a profissão que exercia. O que já me vai faltando, são as forças mas a vontade é férrea.Um abraço amigo. João

Justine disse...

Este caso trouxe-me à lebrança aquele outro passado há uns anos em Portugal, do sangue contaminado com o virus HIV, e, tendo a Ministra da altura conhecimento disso mesmo assim foi usado em transfusões...
Que valores há que fazem calar a consciência humana???

Paulinha. disse...

Meu Deus. Não sei como deixam acontecer coisas como esta!

Obrigada pela visita e pelo comentário.

beijo :*

kami disse...

As pessoas prezam mais o dinheiro que os principíos...
O que nos devemos nos perguntar é; Até onde vai a ambição do ser humano!??

:)Obrigado pelo comentário lá meu espelho... e adorei o seu espaço!

*Bjussss

il _messaggero disse...

Este caso lembra-me um outro que ocorreu há poucos anos: uma empresa neozelandesa decidiu - procurando colher os frutos mediáticos advindos de acções feitas relacionadas com a dita responsabilização social, algo que hoje em dia está tão em voga - enviar toneladas de comida para populações carenciadas de países da África Oriental.

Olhando ao frenesim mediático em torno do Live Aid - precisamente focando a situação na Etiópia, até aqui a história segue um rumo correcto.

O pior foi descobrirem que afinal a comida que foi enviada, era simplesmente comida para cão (isto segundo os padrões ocidentais)...

Regressando ao móbil do "post", apenas referir, e não estando a desculpar a referida empresa, que estes acidentes/estratagemas não ocorrem apenas em países emergentes (que aparentemente descuram as regras de segurança alimentar), sendo que erros como estes podem ocorrer em todo o lado. Há um ideia errada de que tudo o que vem da China é feito de forma algo dúbia ou possui menos qualidade ou traz "algum truque na manga". Creio que a China, a exemplo do que fez o Japão nas décadas de 50 a 70, está a elevar muito rapidamente os seus padrões de qualidade, isto devido à própria cultura de trabalho e gestão de produção.

3RRR (Henrique Freitas) disse...

E isto tudo há bem pouco tempo. O que fizeram foi abafar o caso para não prejudicar os Jogos Olímpicos. Nos EUA morreram muitos animais porque eles importam muito leite da China (e dão aos cães e gatos). Os EUA pediram encarecidamente que tivessem maior atenção à qualidade dos produtos e à higiene e qualidade alimentares. O resultado está à vista. Se fosse por exemplo o Irão, era motivo para haver movimentações militares, envio de prisioneiros para Guantanamo, jogadas diplomáticas de bastidores, sanções económicas contra os desgraçados, e por aí fora.

3RRR (Henrique Freitas) disse...

E isto já está a tomar proporções inimagináveis. Esperemos que a situação fique sob controle.