quarta-feira, 3 de setembro de 2008

A culpa é dos outros?


A crise na Madeira não pára de crescer, mas os governantes regionais, por enquanto com a bandeira do PSD-M na lapela, continuam sem soluções para tentar resolver os graves problemas dos madeirenses.
Em cada intervenção do PSD-M não ouvimos qualquer novidade. A estratégia de guerrilha permanente é a de sempre: gritam, ofendem, acusam, esbracejam, lançam ódios, até cantam e dançam nas festas, contudo, embora tenham autonomia para implementar políticas diferenciadas do Governo da República, adaptadas à nossa realidade regional, recusam-se a governar de um modo eficaz em prol dos reais interesses dos madeirenses.
O PSD-M é que nos governa e com maioria absoluta. A Madeira é uma região autónoma. Tem um governo próprio. Tem uma Assembleia Legislativa própria. Tem poder legislativo. Os impostos dos madeirenses ficam, até ao último cêntimo, nos cofres do Governo Regional. É o PSD-M que gere os milhões de euros de subsídios que recebe da República e da UE.

Além disso, não é o Governo Regional que paga aos madeirenses as reformas, o Rendimento Social de Inserção, a Universidade da Madeira, a convergência tarifária de electricidade, os tribunais, as polícias, a cadeia, a Marinha, o Exército, a Força Aérea, as viagens dos residentes, o acesso gratuito aos canais generalistas através do cabo TV, 5% de IRS às autarquias, etc.
Então, se a Madeira atravessa enormes dificuldades, com 9 mil desempregados e problemas sociais gravíssimos, a culpa não é de quem sempre nos governou de um modo prepotente, seguindo o caminho cego do esbanjamento, do desperdício e, fundamentalmente, da mentira?
A culpa é dos outros? Até quando?

2 comentários:

MouTal disse...

A Madeira tem governo próprio?
E eu a pensar que a Madeira ainda era uma colónia.
Vou deixar de acreditar no Sr. Regedor Alberto João Jardim.

É que perante a evidência do que escreveu, e pela leitura dos Blogues da Região que se dedicam à política regional...só me dá para ironizar.

Vocês têm de o gramar até ele morrer,e garanto que ele vai bater o Salazar,para vosso azar,por uma margem muito folgada.

Anónimo disse...

Temos de fugir para o Continente, onde não há crise.