domingo, 21 de setembro de 2008

Inicio do ano lectivo

A abertura do ano escolar para os alunos é já amanhã, embora, a azáfama nos estabelecimentos de ensino já se tenha iniciado há muito tempo. A preparação do ano lectivo nas escolas é uma tarefa árdua que exige dos professores, os que estão nas direcções executivas e todos os outros envolvidos nas diversas actividades preparatórias, um intenso trabalho e uma dedicação talvez pouco reconhecida pela sociedade e menos ainda pelos órgãos de comunicação social.
Os professores não se limitam a leccionar. A organização das turmas, a elaboração dos horários dos professores, alunos e auxiliares da acção educativa, a discussão, criação e preparação de projectos, de vária ordem, com o objectivo de melhorar a qualidade de ensino das nossas escolas. A revisão e actualização de regulamentos internos, projectos pedagógicos, actividades de complemento curricular, contratação e acções de formação de professores. Preparação de reuniões com os directores de turma e com os diversos departamentos, planificação dos conteúdos programáticos, preparação das aulas, definição de prioridades para o ano lectivo, em suma, actividades que os professores se empenham com orgulho e espírito de serviço à educação e formação integral dos alunos.
Quanto aos pais, entre outras responsabilidades, cabe-lhes também a tarefa complicada de incentivar e motivar os seus filhos a estudar. Num tempo de crise, as famílias portuguesas ainda têm de encontrar nos seus orçamentos uma fatia considerável para a educação dos seus filhos.

1 comentário:

Ailime disse...

Aprecio imenso o trabalho dos professores assim como imagino que não deve ser nada fácil a articulação de todas as tarefas de que estão incumbidos.
Para os alunos e respectivos pais por vezes também não é fácil a interacção com a escola.
Todos são humanos e por vezes torna-se complicado, o que deveria ser encarado como um prazer (arte de ensinar e humildade para aprender).
A todos os professores, pais e alunos, votos de um excelente ano lectivo 2008/2009.
Um abraço.