domingo, 28 de setembro de 2008

A pobreza na Tabua, Ribeira Brava - Madeira

O padre da freguesia da Tabua, Concelho da Ribeira Brava, faz um retrato, doloroso, daquela povoação madeirense. Leiam a reportagem no DN de Sábado http://www.dnoticias.pt/default.aspx?file_id=dn04010201270908
Perfil do novo pobre
"A Tabua tem fama de ser uma freguesia pequena em tamanho mas até é muito comprida e com grandes problemas sociais. Um deles é a pobreza envergonhada ou disfarçada que se vem notando cada vez mais. Antes, o pobre era facilmente identificado porque vinha de saco às costas, bordão na mão e a pedir esmola.
O pobre de hoje conduz um carro e vive na maior angústia, até mesmo sem ter o que comer", retrata o padre. Um drama que lhe tem sido levado ao conhecimento, vivendo depois atormentado com a dor dos paroquianos.
"Há dias, uma senhora com uma farda e a conduzir um carro disse-me com as lágrimas nos olhos que teve de desligar o frigorífico porque não tinha nada para meter lá dentro."
O desemprego é outro problema que se acentua no mapa social da Tabua. Contudo, sem resolução no imediato. "Abrimos o Lar da Tabua e logo surgiu uma 'montanha' de pessoas a pedir trabalho, não para melhorar a vida mas para sobreviver.".

3 comentários:

Anónimo disse...

eu sou uma rapariga residente no sitio da tabua.. e posso sem esitar desmentir tudo o que aqui foi dito pelo "padre" bernardino. o sitio da tabua não é pobre mas sim era pobre, ao longo dos anos têm-se demonstrado uma grande evolução neste sitio o que so pode ser afirmado pelas pessoas nele residentes desde sempre, não um padre que parece se querer mostrar superior ao falar desta forma da tabua uma população que o recebeu de mãos abertas e que sofreu uma desiluzão ao olhar para ao diario e ser confrontado com mentiras sobre o sitio onde nasceu e onde reside. a minha irma e outro senhor do sitio da tabua confrontaram-no afrente de várias pessoas sobre o que este teria ido para o diario dizer pois este na teve nada a dizer pois sabe que o que disse é errado... o lar da tabua na é um sitio onde as pessoas trabalham para sobreviver isso posso afirmar com toda a certeza e este "padre" não estava ca quando o lar foi aberto por isso não pode dizer com tanta certeza se ouve ou não uma "montanha de pessoas a pedir trabalho". Algumas pessoas deviam ser confrontadas com este comentario como esse sr. bernardino, não é por ser padre que pode julgar uma população com a qual não conviveu mais de 1 ano.
ass: Elisabete Ramos Garcês

Anónimo disse...

pobreza disfarçada foi a situação em que o padre bernardino deixou a nossa freguesia... ao longo do ano decorreram as festas habituais juntamente com as recolhas de fundos feitas na freguesia da tabua... o capital angariado foi desaparecendo dia após dia sem uma justificação. Um exemplo de que este sr. padre foi um falso para a nossa paróquia foi quando teve a subita ideia das catequistas frequentarem um curso para no fim receberem um diploma. Achei uma ideia interessante e inovadora ate porque poderiamos mais tarde juntar ao curriculo. Os dias passaram e a freguesia mudou de padre e as catequistas sem receber diploma ate a data. Nós as/os catequistas começamos a estranhar a situação ate que acabamos por dicutir o assunto com o recente padre da freguesia e ele decidiu ligar ao sr.Padre que nos deu as aulas de curso com o objetivo de esclarecer a situação. Quando nos foi dado a noticia de que nunca tinhamos chegado a receber os diplomas porque o antigo padre ( Sr. bernardino ) NUNCA HAVIA PACADO O CURSO QUE FORNECEU AOS CATEQUISTAS DA PARÓQUIA.
O mais importante é que esse senhor nao conseguiu derrobar a freguesia da tabua com as suas mentiras.
e se pareceu aos leitores que a abertura do lar teve algo a ver com este senhor estao enganados. porque o lar ja fazia parte da nossa freguesia a anos antes deste senhor chegar a nossa paróquia... disse anos.
a tabua é uma freguesia magnificado onde trabalhamos em comunidade e onde nos ajudamos uns aos outros. hoje em dia o nosso recente padre o Sr. Padre Jonh governa a nossa paroquia muito bem. aconselhava o Sr. Padre bernardino a observar o trabalho do Sr.Padre Jonh para ver se aprendia alguma coisa com quem sabe e quem realmente é verdadeiro com os paroquianos.
beijinhos

Ass: Marília Ramos Garcês

Anónimo disse...

Ora bem a Tabua,e das Freguesias mais ricas da Madeira este sr?e que e pobre pobre como pessoa o como homem.Ha um velho ditado que diz (os homaes nao se meden aos palmos...Nao conheci es padre,como sou tabueiro quando vou, visito quase tudo.familia,lugares sitios,alguns amigos que ainda la tenho,como y bebo e passo bem, mas aos padres nao les conto a minha vida.E nao lhes dou esmolas,para que depois nao vaia alguen falar aos jornais como es fez.como vai un sr saber de uma freguesia com 400 anos de historia se so la teve un ano que quando muito foi la 50 domingos ...se foi nao sei.Foram poucas as esmolas,provavelmente mas SR padre a coisa esta preta...Francisco Brito Tabueiro de Raza