quarta-feira, 24 de março de 2010

E AS CÂMARAS MUNICIPAIS?

Recuperação da Madeira. Depois do silêncio, depois das limpezas, depois das promessas de apoios, depois das ondas de solidariedade, inicia-se o processo moroso e complicado da recuperação da nossa Madeira.
Na verdade, ouve-se falar muito em apoios, a UE promete algumas verbas, o Governo da República garante milhões de euros para as obras de recuperação, o Governo Regional participa em reuniões e faz o levantamento das necessidades, visita as zonas afectadas, encontra-se com alguns dos responsáveis políticos nacionais e da Europa, cria-se, e muito bem, uma Comissão Mista Paritária onde estão representados membros do governo da cá e de lá, mas, e as Câmaras Municipais? Onde ficam as Câmaras?
As Câmaras só servem para limpar as ruas, os becos e as casas? O Funchal é a capital, é a zona mais afectada e não é integrada no processo de reconstrução. Então, as câmaras afectadas não deveriam estar representadas nessa Comissão? E não deveriam fazer parte da mesa de negociações e, inclusive, serem ouvidas na Assembleia Legislativa da Madeira sobre as causas e as consequências desta catástrofe?
Dizerem que a reconstrução se faz com todos, mas depois, no concreto, não ouvir as autarquias locais, os técnicos que, há muito, têm alertado para estes problemas nem querer conhecer as propostas dos partidos da oposição, que representam a população também, significa cair nos mesmos erros do passado.

Sem comentários: