segunda-feira, 8 de março de 2010

Vencedores dos Óscares de 2010 - "Estado de Guerra" vence Óscares

Kathryn Bigelow tornou-se a primeira mulher a conquistar o Óscar de Melhor Realização com Estado de Guerra, o filme que se sagrou como o grande vencedor da noite. O filme, sobre a guerra no Iraque, venceu um total de 6 Óscares, além deste triunfando também nas categorias de Melhor Filme, Melhor Argumento Original, Melhor Edição de Som, Melhor Montagem de Som e Melhor Montagem. Avatar, de James Cameron, foi assim o grande derrotado, conquistando apenas três Óscares em categorias técnicas.
Ao longo da noite, a revelação dos vencedores foi mostrando uma distribuição de prémios por vários filmes. Precious, Up – Altamante e Crazy Heart somaram cada um dois Óscares, este último a dar ao veterano Jeff Bridges a sua primeira estatueta dourada. Por seu lado, Sandra Bullock, também premiada pela primeira vez, somou à vitória, na véspera, nos Razzies, um Oscar como Melhor Actriz.
Sem na verdade revelar grandes surpresas, a noite teve como momentos mais inesperados a vitória do filme argentino El Secreto de Sus Ojos na categoria de Melhor Filme Estrangeiro (a levar a melhor sobre o favorito O Laço Branco, de Hanecke) e a derrota da mais recente aventura de Wallace & Gromit na categoria de Melhor Curta de Animação.

Sem comentários: