quarta-feira, 17 de março de 2010

Santos Costa explica obra com uma intervenção de urgência

Face à notícia publicada no Diário de Notícias sob o título "Governo edifica muralha no meio da praia", a Secretaria Regional do Equipamento Social tem a esclarecer e informar o seguinte:- A Região Autónoma da Madeira tem sido, nos últimos meses, intensa e ciclicamente fustigada por temporais.
De elevada anormalidade e violência, as intempéries que se iniciaram em Novembro de 2009 culminaram no temporal de 20 de Fevereiro.
O mau tempo que colocou a ilha da Madeira em alerta vermelho - o nível mais alto de avisos meteorológicos - provocou uma grande devastação em vários concelhos e deixou o Porto Santo isolado.
Na altura, chegou a esta Secretaria Regional a informação de que o mar estaria a provocar grandes danos em vários sítios, galgando com especial incidência na zona entre o cais e o porto de abrigo. As várias fontes davam conta de que estaria em risco toda a área entre a praia e a Estrada Regional, num processo com características de arrastamento de bola de neve.
Sem tempo nem hipóteses de deslocar ao local técnicos que analisassem 'in loco' a situação e equacionassem as melhores soluções para responder às situações detectadas, evitar males maiores e repor a normalidade, foi decidida, numa situação de emergência, uma intervenção de carácter provisório e pontual nas zonas em que essa erosão era mais intensa.
Não se tratou, portanto, de uma situação definitiva, mas uma tentativa de conter a fúria do mar, para que posteriormente e quando a situação se aproxime da normalidade, possa ser realizada a intervenção que técnica e ambientalmente é desejável e que a praia do Porto Santo requer.
Para entender a situação dramática que se viveu, veja-se o apontamento fotográfico obtido então e em momentos de mar menos alteroso.
http://www.dnoticias.pt/default.aspx?file_id=dn04010209170310
-
PROVISÓRIO. URGENTE. Pois é, é uma obra prioritária, o povo agradece a rapidez da intervenção. Os interesses dos madeirenses e portosantenses estão salvaguardados. Obrigado sra. Secretaria Regional do Equipamento Social.

Sem comentários: